A Artificis é uma das principais empresas de ar condicionado em Portugal.

Isométrica Alçados.jpg

VODAFONE

2019

...

2016- 2017, Impresa, Oeiras - Supervisão do projecto de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e dos trabalhos de construção do edifício Impresa.

2016 , Seaproject, Lagos -Projecto de refrigeração a amoniaco para fábrica de congelamento de peixe, com 6000m², envolvendo congelação a -42ºC, -32ºC, conservação a -10ºC,  salmoura 0ºC, aquecimento a 70ºC, fábrica de produção de gelo e AVAC. A planta tem capacidade de refrigeração 3MW.

2016, Dolce Vita, Amadora - Auditoria energética ao sistema de produção de arrefecimento de 14MW, e à distribuição de água gelada e consumo do edifício de serviços com 76000m². Estudadas e propostas melhorias para o sistema de arrefecimento radiante, melhoria energética das UTA's, distribuição de água, etc.

2016, MARL, Loures - Representante técnico especializado em refrigeração, pelo MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, num processo legal  contra empresa que explorou a fábrica de produção de gelo do complexo. Consiste na refrigeração e conservação por sistema frigorífico por amoniaco com capacidade de 75ton/dia.

2016, Silvex, Benavente - Supervisão do projecto e da execução do trabalho de instalação de sistema de climatização por freecooling da fábrica.

2016, Continental Teves, Palmela - Projecto para o arrefecimento de água para processo de anodização com 0,5MW e aquecimento com 1.5MW.

2016, PGA Portugália Airlines, Lisboa - Ventilação ATEX da sala de carregamento de baterias.

2016, Banco Big, Lisboa - Auditoria energética da instalação de AVAC do edifício sede.

2015-2016, Portucel, Setúbal - Projecto para a instalação de AVAC de precisão (temperatura, humidade e partículas) de vários laboratórios nos laboratórios da fábrica de processo.

2015, TAP, Lisboa - Reformulação das instalações de climatização de máquinas e equipamentos altamente sensíveis para testes de Hidráulica e Combustíveis de aviões. As salas precisam de um controlo permanente da pressão do ar, temperatura e humidade. A mistura de ar ambiente e  óleo vaporizado requer um alto grau de filtração, juntamente com uma renovação de 100% de ar com recuperação de calor.

2015, NOS, Carnaxide - Estudo energético da instalação de AVAC do Data Center, com intuito dereduzir o consumo e aumentar a robustez das instalações.

2015, ISQ, Taguspark - Reformulação da rede elétrica de AVAC de dois edifícios administrativos.

2014-2015, Caetano Coatings, Carregado - Concepção do sistema de AVAC para um processo de anodização, com capacidade de refrigeração de 1,5 MW e capacidade de aquecimento de 1,5 MW  (água quente super-aquecida a 130⁰C).

Desde 2013, Vodafone, Lisboa - A instalação de cerca de 2MW de AVAC consiste de refrigeração e aquecimento distrital, possuindo tectos radiantes, centro de cálculo, etc. Apoio nas soluções de todos os problemas principais, nomeadamente: controle, tectos radiantes, distribuição hidráulica, automação, etc. Uma vez que o edifício é grande e complexo, o serviço é ainda vai ser realizado durante alguns anos.

2015, BNP Paribas, Lisboa - Elaboração do projeto e consultoria de AVAC em apoio aos serviços de arquitetura fornecidos pela empresa YOURSPACE, aos sete andares ocupados pelo BNP Paribas no Edifício Avenida Alexandre Herculano.

2010-2015, EDP, Seia/Coimbra/ Catelo Branco e Lisboa - EDP (maior fornecedor de energia eléctrica em Portugal) solicitou os meus serviços para corrigir problemas de climatização em vários edifícios importantes. Quando as instalações de climatização não funcionam como esperado, analisa-se com precisão os problemas, projectam-se as soluções  e dá-se suporte a todas as correções necessárias.

2013-2014, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa - Estabeleceu-se as lógicas de controle para um processo de água gelada consistindo de chiller de absorção com 0.5MW e painéis solares térmicos para o edifício sede da Caixa Geral de Depósitos.

Desde de 2007, Crédito Agrícola Informática, Amadora - Projecto de execução de todas as instalações de AVAC do edifício do Crédito Agrícola Informática, incluindo o arrefecimeento do centro de cálculo e conforto nas áreas de serviços.

 

2013, ISQ, Angola - Projecto para a instalação de AVAC de precisão (temperatura, humidade e partículas) de 4 laboratórios em uma escola superior, em Luanda.

2012 - 2013, Vodafone , Porto - A instalação de AVAC com 0.6MW de capacidade,  consiste em unidade chiller, tectos radiantes, centro de centro de cálculo, etc. mas nunca funcionou adequadamente desde o arranque. Analisou-se a instalação de AVAC do edifício e forneceu-se soluções para todos os principais problemas como chiller, distribuição hidráulica, automação, etc, e também problemas menores como actuadores de válvulas, purgadores de ar, etc. Elaborou-se um projecto para  consulta ao mercado, auxiliou-se na escolha do empreiteiro e acompanhou-se o trabalho até que os problemas da instalação de climatização do edifício fossem resolvidos.

Desde 2000, Crédito Agricola, Lisboa - Projecto e acompanhamento de vários projectos de AVAC, incluindo a remodelação de todo o edifício sede e algumas agências.

PROJECTOS  EM CURSO

Artificis Air Conditioning is one of Portugal leading air conditioning companies.